Dia Mundial da Saúde Bucal visa dentes saudáveis para uma vida saudável Voltar

Dia Mundial da Saúde Bucal visa dentes saudáveis para uma vida saudável

No dia 20 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal. Instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI) e realizada no Brasil pela Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), este ano o evento terá como tema “Celebrando Sorrisos Saudáveis”, com foco na prevenção do câncer bucal.
Anualmente, a doença tem mais de 14 mil novos casos, mas seu diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Além da gravidade da incidência do câncer bucal, o Brasil ainda sofre com uma série de outros problemas bucais, como a cárie. Atualmente, cerca de 56% das crianças com 12 anos têm dentes cariados.
Por isso, exige-se dos cirurgiões-dentistas que conscientizem seus pacientes sobre a importância da boa saúde bucal, através da prevenção, especialmente de bons hábitos de escovação e visitas regulares aos consultórios odontológicos.

Saiba mais:

O Dia Mundial da Saúde Bucal foi instituído em 2007, durante a Reunião Anual da FDI, em Dubai. A data escolhida inicialmente foi 12 de setembro, dia do aniversário do fundador da entidade, Charles Godon. Mais tarde, por questões práticas aliadas ao planejamento e organização de cada célula da Federação, foi alterada para 20 de março. A intenção é lembrar que o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal tem papel crucial na capacidade de realizar atividades diversas, como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança das pessoas. É também uma oportunidade de sensibilizar e incentivar a população, famílias, comunidades e governos a tomarem medidas para reduzir a incidência de doenças bucais.

Odontologia Ability