Pré-Natal Odontológico Voltar

Pré-Natal Odontológico

O que é:

O pré-natal odontológico é uma parte dos cuidados durante a gravidez que não deve ser esquecida sob risco de saúde para a futura mamãe e para o bebê.

Como funciona o PNO:

No programa Pré-Natal Odontológico desenvolvido pela Dra. Bianca Ozores são realizadas 3 consultas, uma a cada trimestre da gravidez, onde a gestante será orientada acerca dos cuidados necessários para preservar sua saúde bucal daquela fase gestacional. A última consulta abordará também os cuidados com a saúde oral do bebê com orientações sobre benefícios da amamentação, uso ou não de chupeta e mamadeira, como higienizar a boquinha do pequeno.

Qual a importância do PNO:

Muitos estudos comprovam que infecções bucais como cáries e gengivites podem transmitir germes via placenta, atingindo o feto. Dessa forma, a gestação pode ser ameaçada por um parto prematuro gerando uma criança de baixo peso que tenha de ser submetida a cuidados em UTI, além do risco da mãe desenvolver endocardite bacteriana, doença do coração causada por bactérias ou fungos que atingem a corrente sanguínea podendo ser provenientes da boca.

Por que a gestante está mais propícia a gengivite do que uma mulher comum?

O período da gestação traz novas sensações e mudanças no organismo da futura mamãe. A rotina fica diferente e tudo isso pode influenciar a saúde da boca.

• A gestante passa por muitas alterações hormonais, o que influencia na composição da saliva; *Novos hábitos alimentares nem sempre acompanhados de uma higiene adequada;
  • Ambiente bucal mais ácido;
  • Maior consumo de doces e carboidratos;
  • Intolerância ao creme dental;

Tudo isso associado a um aumento da vascularização do periodonto propicia maior formação de placa bacteriana, desencadeando a gengivite.
Sangramentos na gengiva podem estimular contrações e culminar em um parto prematuro!

Quais os cuidados na consulta do Pré-Natal Odontológico?

• O atendimento é diferenciado pois, como mãe, a Dra. Bianca sabe que está trabalhando com uma paciente em um momento mais sensível da vida.
  • O tratamento odontológico pode ser feito a qualquer tempo, especialmente URGÊNCIAS, mas a fase ideal é no segundo trimestre.
  • O profissional deve estar apto ao atendimento odontológico sabendo que anestésicos e medicamentos a serem administrados na paciente são específicos. Existem os mais indicados e os proibidos.
  • Raio-x de diagnóstico quando necessário deve ser realizado com devida proteção de avental de chumbo.
  • Preocupações com relação ao tempo e posição adequadas na cadeira são imprescindíveis para que a gestante se sinta confortável no atendimento e para que não ocorram inchaços nas pernas, prejudicando o retorno venoso da veia cava inferior.
Saúde Odontologia Ability Manaus Pré-natal Gestante