Enxertos Ósseos com BMP Voltar

Enxertos Ósseos com BMP

Atualmente um dos principais problemas enfrentados pelos pacientes que necessitam dos implantes dentários, é a falta de estrutura óssea. Diferentes técnicas de enxerto ósseo são utilizadas para repor o osso perdido, possibilitando a instalação dos implantes. A ABILITY saiu na frente e vem utilizando  o que há de mais avançado na área de enxertos ósseos. Um produto revolucionário da engenharia genética, o INFUSE® RHBMP-2 que permite a formação de osso sem que haja necessidade de áreas doadoras o que torna o processo mais simples e executável na própria clínica!



O QUE É INFUSE® RHBMP-2?
Aprovado em 2002 nos Estados Unidos, o INFUSE® rhBMP-2 é um produto da engenharia genética obtido a  partir da  proteína óssea natural humana. Utilizado para as técnicas de enxerto ósseo, ele estimula a formação óssea através de um procedimento seguro, menos invasivo e com tempo muito reduzido quando comparado às cirurgias de enxerto ósseo autógeno convencional.

O osso humano contem uma proteína denominada BMP (proteína óssea morfogenética). Essa proteína é naturalmente liberada pelo organismo e regula o crescimento e a reparação óssea. Através da engenharia genética, essa proteína foi isolada e geneticamente modificada em laboratório e agora está disponível para o crescimento ósseo natural.

A versão sintética desta proteína irá agir sobre as células tronco indiferenciadas do paciente, estimulando a transformação delas em células formadoras de osso.
O produto começou a ser utilizado no Brasil a partir de 2007, quando foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

COMO É FEITA A UTILIZAÇÃO DO  INFUSE® rhBMP-2?
O INFUSE® rhBMP-2 é um produto basicamente composto por duas partes:  a proteína óssea morfogenética-2 humana recombinada (produzida através da engenharia genética) e uma esponja de colágeno absorvível que servirá de veículo para o transporte da proteína. A esponja contendo o rhBMP-2 será instalada cirurgicamente no local da perda óssea e será reabsorvida lentamente ao mesmo tempo em que ocorre a  liberação da proteína óssea morfogenética. As células do organismo serão atraídas para o local e estimuladas a produzirem novo osso em um período de 4 a 9 meses, dependendo da extensão da área que será reconstituída.

 

QUAIS AS VANTAGENS  DO INFUSE® rhBMP-2?
A técnica tradicionalmente utilizada de enxerto ósseo consiste na remoção de osso sadio de outras partes do organismo (enxerto ósseo autógeno) e a sua fixação na região da perda óssea onde serão instalados os implantes dentários.

A grande desvantagem desta técnica consiste na necessidade de duas áreas cirúrgicas.
A utilização do INFUSE® elimina a necessidade de um segundo sítio cirúrgico para a remoção do osso autógeno, reduzindo o risco de dor, complicações pós-cirúrgicas, reduz o tempo de cirurgia e a quantidade de anestesia.

Em casos de grandes reconstruções ósseas, as técnicas tradicionais de enxerto ósseo autógeno muitas vezes requerem a realização de cirurgias ortopédicas realizadas em centro cirúrgico hospitalar. Com o INFUSE® rhBMP-2 isso não se torna mais necessário. Grandes quantidades ósseas poderão ser reconstituídas sem a necessidade de remover osso de outras partes do organismo.

O paciente e o cirurgião-dentista poderão discutir mais detalhadamente sobre as indicações e os benefícios da utilização do INFUSE® comparados ao enxerto ósseo autógeno e outros materiais utilizados para crescimento ósseo.